Postagem em destaque

AGENDA DE EVENTOS CTGS DA 1ª RT

  Agenda colaborativa  simplificada baseada em informações, recebidas das entidades, qualquer informação( retificação, acréscimo)  deve ser...

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Histórico da Subcoordenadoria da Zona Norte de Porto Alegre

Observação: Histórico feito a partir de vários depoimentos e pesquisas, se alguma coisa tiver que ser corrigida, por gentileza nos avisem.

A – HISTÓRICO:

A história do Movimento Tradicionalista Gaúcho pode ser contada a partir de vários momentos. Alguns reconhecem como ponto de partida a fundação do Grêmio Gaúcho, por Cezimbra Jacques, em 1889. Outros, a ronda gaúcha, no Colégio Júlio de Castilhos, de 1947. Ainda há quem defenda como marco inicial a fundação do 35 CTG, em abril de 1948 ou a realização do 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1954, ou, ainda, a constituição do Conselho Coordenador, em 1959. Tenho comigo que, seja qual for o ponto de partida, o importante é que, em 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em Tramandaí, foi decidido organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas, dando-lhe o nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho, o MTG.

O MTG é uma federação que é dividida em trinta Regiões Tradicionalistas e algumas destas por sua vez são divididas em microrregiões e outras em Subcoordenadorias.

Cada uma das 30 Coordenadorias Regionais é liderada por um coordenador e uma equipe que reproduz quase que integralmente a estrutura estadual do MTG, com as áreas administrativa/financeira, cultural, campeira, artística, de esportes campeiros, de fiscalização e tem no Encontro Regional (reunião com os patrões de entidades filiadas) a sua assembleia geral, por onde passam as decisões mais importantes.

A nossa 1ª RT é formada por 11 municípios, dividida em 6 Subcoordenadorias: Zona Norte, Zona Sul, Alvorada, Viamão, Delta do Jacui e Vale do Gravatai, que no ano de 2020 completa 50 anos.

INICIO DA SUB ZONA NORTE EM 1994 – GESTÃO COORDENADORA 1ª RT MARIA ELSI JACQUES, que dividiu Porto Alegre em duas subs (Sul e Norte), porque já tinha em torno de 100 entidades e ela não conseguia ir em todos os eventos.

Uma curiosidade: A Subcoordenadoria da Zona Norte tem dois CTG’s que lembram duas ideologias opostas, Chimangos (CTG Chimangos) e Maragatos (CTG Maragatos).

B – RELAÇÃO SUBCOORDENADORES DA ZONA NORTE:

Glóvis Granel  Vianna - primeiro subcoordenador - ex-patrão do Vaqueanos da Tradição 1994/1995

Lêda Marçal Salvi – 1996/1997

Florisbelo Lopes Augusto – 1998/1999

Zelinda Bertolini - 2000

João Luiz Barth Rangel - 2001 e 2002

Florisbelo Lopes Augusto – 2003

Antônio Peres Fragoso – 2004 e 2005

João Luiz Barth Rangel 2006 e 2007

Luiz Clovis Rodrigues Fernandes– 2008

Victor Hugo Pochmann – 2009 e 2010

Luiz Ernani F. Souza  - Pena - 2011

Hilton Gomes Lisboa –Brizola - 2012 e 2013

Manoel José Lopes - 2014

João Paulo Severo - 2015 e 2016

Marcia Cristina Borges da Silva -2017 – início do mandato

Rodrigo Vargas Canto -   2017 (completou mandato) e 2018

Paulo Roberto Rossal Guimarães – 2019 e 2020

 

C –PRIORIDADES DA SUBCOORDENADORIA:

 Nos anos de 2019 e 2020, tivemos como prioridades o incentivo para que as entidades montassem suas bibliotecas e seus memoriais, por isso em cada reunião da sucoordenadoria levamos vários livros para serem expostos, cada dia com um tema, e as peças dos memoriais foram fornecidas por cada entidade. Com isso tivemos como resultado a inauguração de algumas bibliotecas, trabalho esse interrompido pela Pandemia.

D – EVENTOS ESPECIAIS:

As Penhas, também conhecidas como Trilhas da Zona Norte são apresentações em cada Entidade na Semana Farroupilha, onde a primeira Entidade da Trilha acende uma centelha da chama e então essa chama vai sendo levada cada dia para outra entidade. No dia que a chama está na Entidade, essa recebe a visita de outras duas ou mais entidades que fazem apresentações com dança, música, poesia etc.  Esse tipo de evento só existe ainda em Alvorada, mas com um formato diferente.

No início cada Entidade, quem trazia a Chama eram cavalarianos e a Entidade que recebia oferecia um café campeiro caprichado, depois isso mudou sendo a chama entregue pouco antes de iniciar as apresentações.

Outro evento é o Baile da Subcoordenadoria da Zona Norte, inspirado em evento semelhante na Subcoordenadoria Delta do Jacui onde no início do ano as Entidades interessadas por sorteio escolhem uma para sediar o evento sendo a organização e renda toda por conta do anfitrião com o objetivo de ajudar as Entidades. O primeiro Baile aconteceu em novembro de 2019.

E –MÉTODO DE TRABALHO:

As reuniões tem como objetivo discutir assuntos relevantes do setor, ouvir os pleitos das Entidades. Essas reuniões acontecem uma vez por mês, nessa gestão sempre na última quarta-feira do mês, escolha essa decidida por votação. A escolha do local das reuniões é feita ao término de cada reunião e a Entidade que sedia oferece gratuitamente para todos uma janta campeira. As reuniões contam sempre com um momento cultural (palestras, exposições, etc)

As tomadas de decisões são feitas a partir da apreciação da plenária dos patrões ou representantes das Entidades e resolvidas por maioria simples dos votos das entidades.

A escolha do Subcoordenador apesar de ser uma prerrogativa regulamentar do Coordenador da 1ª RT, na Zona Norte é feita a partir de sugestões de nomes e votada sendo o escolhido o que tiver mais votos e acatado pelo Coordenador.

F– EQUIPE DE TRABALHO

- Subcoordenador – Paulo Roberto Rossal Guimarães – Gestão 2019/2020

- Sota Capataz (Secretária) - Ivonete Silva – Gestão 2019/2020

- Capataz Dpto. Cultural (Diretora) – Josselini Gomes Trindade Tito -Gestão 2020

- Capataz Dpto. Jovem (Diretora) – Luiza Peres -Gestão 2020

 

G- RELAÇÃO ENTIDADES DA SUB ZONA NORTE:

1 - CTG ESTÂNCIA RUBEM BERTA

Em uma roda de chimarrão, na Semana Farroupilha no ano 2000, reunidos na capela Menino Jesus de Praga, no Bairro Rubem Berta, um grupo de tradicionalistas liderados por Egídio e Padre Zé, resolveram criar um C.T.G. e lhe deram o nome do bairro. No dia 27 de setembro de 2000 assinaram a ata de fundação e teve como Primeiro Patrão o Sr. Cláudio Lencina. Com sua patronagem, ali foi iniciada a primeira Invernada Mirim do C.T.G.

 

2 - CTG SENTINELA DOS PAMPAS

 Fundado em 13 de março de 1982.Primeiro patrão o Sr. Romualdo Lay, porém a história da entidade começa muito antes disso. Nossa história inicia com o colégio Estadual Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior e com um aluno de 17 anos, cujo o nome seria Rogério Rocha.

 

3 - CTG VALENTES DA TRADIÇÃO

 Fundado em 20 de setembro de 1965 o CTG Valentes da Tradição teve como primeiro patrão o senhor Francisco Borges, o galpão foi levantado pela comunidade e mantido pelas famílias amigas da vizinhança.

 

4 - CTG POTREIRO DA VÁRZEA

 

 Fundado em 29 de abril 1985, cujo primeiro aluno Patrão foi Marcos Virgílio Alves da Anunsciação e o Cel Cav.  Neri Pacheco Prates - Comandante e Diretor de Ensino do CMPA, que autorizou a criação do CTG dentro do Colégio. Entidade tradicionalista interna que segue os passos do Ten Cel. Cav. João Cezimbra Jacques, antigo instrutor da Escola Militar, fundador do Grêmio Gaúcho (primeira entidade tradicionalista do RS) e, com toda a justiça e merecimento, escolhido como Patrono do Tradicionalismo Gaúcho.

5) CTG CHIMANGOS

 O Centro de Tradições Gaúcha Chimangos foi fundado em 03 de outubro de 1984.

Seus fundadores foram a família Callegaro, sua primeira sede foi na Associação Comunitária do Ipê II, bairro Partenon, em Porto Alegre.

Seu primeiro Patrão foi o jovem Nairioli Callegaro, que na época tinha 18 anos de idade.

 Já teve um Coordenador eleito (2010/2013) e após Presidente do MTG, Sr. Nairioli Antunes Callegaro (2016/2019).

PRENDAS E PEÕES ESTADUAIS:

Naira Antunes Callegaro 3ª Prenda Juvenil RS 1984/1985

Gisele da Silva de Morais – “A Chimanguinha” – 2ª Prenda Mirim RS 1993/1994

Natália da Rocha Moreira 2ª Prenda Mirim do RS 2008/2009

6) CTG COXILHA ABERTA

O CTG Coxilha Aberta foi fundado em 05/05/85, tendo como primeiro Patrão o Sr. Claudemiro Ferraz de Barros.

O CTG surgiu através de um grupo de danças chamado “Pampeanos e amigos”. Iniciou-se na associação do bairro, depois em um galpão cedido pela prefeitura.

Um destaque é a declamadora LILIANA CARDOSO, hoje ela é além de grande declamadora, premiadíssima, atualmente Conselheira Estadual da Cultura.

 

7) - 35 CTG

 Fundado em 24 de abril de 1948 por Paixão Côrtes e o “Grupo dos Oito”, o primeiro patrão oficial foi o Sr. Antônio Cândido da Silva Neto, e na fase provisória, coube a Glaucus Saraiva a tarefa de ser o Patrão por ocasião da fundação a partir da criação do Departamento de Tradições Gaúchas do Colégio Júlio de Castilhos, na Capital, um ano antes.

A primeira excursão do 35 CTG ao Uruguai motivou em muito as pesquisas das nossas danças, lideradas por Paixão e Barbosa Lessa. O que era recolhido, de imediato era passado para os demais, na casa do Cyro Dutra Ferreira, ou na de Paixão. A primeira apresentação de uma invernada de danças aconteceu no dia 12 de maio de 1949, no Instituto Cultural Brasileiro - Americano, onde foi dançada a meia-canha, trazida do Uruguai.

PRENDAS E PEÕES ESTADUAIS:

Cristina Silva Borges - 2ª Prenda do RS 2007/2008

Yasmim Silveira Fernandes 1ª Prenda Mirim do RS 2002/2003

Cynthia Paim Barcelos 1ª Prenda Mirim do RS 2001/2002

Rejane da Silva Vieira 2ª Prenda do RS 1999/2000

Vivian da Silva Fernandes 2ª Prenda do RS 1990/1991

Beatriz Reischk Dias 2ª Prenda Juvenil do RS 1988/1989

Rosangela Peixoto 2ª Prenda do RS 1985/1986

8) CTG GILDO DE FREITAS  

Fundado em 26 de março de 1983 e o primeiro Patrão foi o Sr. Witerbo Menna Barreto. O Sr. Witerbo Menna Barreto, sugeriu o nome do CTG em homenagem ao grande Trovador , Senhor Witerbo Menna Barreto, juntamente com sua esposa Teresinha Menna Barreto criaram o lema (“Gaúcho de coração, sempre honrando a tradição”) e a bandeira do CTG.

Em 1996, o CTG Gildo de Freitas no Rodeio Internacional da Vacaria foi a entidade campeã da competição de Laço. Esse título rendeu um Uno Mille 0km para a entidade.

O Gildo   já teve um coordenador eleito Sr. Edson Vasques em 1991/1992, mas não terminou seu mandato por motivo de doença.

ENART:

2003 - LUGAR DANÇAS

2005 - LUGAR DANÇAS

2008 - LUGAR DANÇAS

PRENDAS E PEÕES ESTADUAIS:

Karine Nunes 1ª Prenda Mirim do RS 1996/1997

Cristiane Gomes 1ª Prenda Juvenil do RS 1991/1992

 

9) CTG MARAGATOS

Fundado em 27 outubro de 1957, primeiro Patrão foi o Sr.Alaor Penella Martins.No ano de 1957, um grupo de gaúchos formado por Alaor Penella Martins, Adão Alves Dorneles e Seu Moreno, foram convidados pelo patrão Cyro Rivaldo a participar de uma festa gaúcha, no CTG Estância da Saudade, um departamento do Glória Tênis Clube de Porto Alegre. Todos estes, devidamente pilchados e dentro de uma prosa acalorada, e o tema era tradicionalismo. Foi então sugerido que fosse criado um CTG na Vila Floresta, já que o bairro não contava com uma entidade do gênero, e o próprio Alaor, possuía condições de formar e dirigir com habilidade uma Associação Tradicionalista.

O Maragatos   já teve um coordenador eleito por 2 gestões Sr. Nelson Antônio Mileski (1984/1985 e 1987/1989)

DATAS MARCANTES

1962 conquistou o título de campeão estadual de danças gaúchas, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura.

1963 a 1967 e 1970 participou do Festival de Folclore promovido pelo Instituto Estudantil de Integração Brasil e Uruguai.

1973 a 1976 em quatro oportunidades participou Festa dos Candangos no Festival do Folclore, em Brasília.

Representou o Brasil no Festival de Cáceres na Espanha, a convite do consulado da Espanha, em nossa capital.

1969 a 1974 participou do Festival do Vinho da Guanabara a convite do prof. Nilo Ruchel, presidente do CONTUR

1970 a 1972 representou o RGS na Exposição Agropecuária, na cidade de Goiás, a convite do governador Leonino de Ramos Caiado.

1974 a 1978 representou o estado diversas vezes no Festival de Turismo realizado no Rio de Janeiro.

1982 a convite do Ministério da Aeronáutica, foi a Natal, Rio Grande do Norte, nas festividades daquele ministério.

Participou de diversos festivais de folclore na Argentina, nas províncias de Mar Del Plata, Coronel D’Rego, Rio Ondo, Tucumã, Baia Blanca, Rosário e Mendonça.

Conquistou o título de campeão de Baile do V Festival Internacional de Folclore do Litoral, realizado na Argentina, em Posadas.

1988 foi classificado para participar da final do III FEGART.

 

PRENDAS E PEÕES ESTADUAIS:

Patrícia Ludwig 1ª Prenda do RS 1997/1998

Ana Paula Ludwig 3ª Prenda Juvenil do RS 1995/1996

Simone da Costa Lopes 2ª Preda Juvenil do RS 1989/1990

Fausa Alves Souza 1ª Prenda Juvenil do RS 1987/1988

10) CTG RAIZES DO SUL

Em 1983 um  grupo de alunos e pais do Colégio Irmãos Weibert ,montaram um Grupo de danças com Professor e alugaram o Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus, na Rua Seival n.º 52, onde em menos de 6 meses foi construída a 1ª Sede da Entidade, permanecendo nesse local por mais ou menos 6 anos. Lá ensaiavam uma vez por semana. Foi neste salão paroquial, que os associados decidiram organizar um CTG, pois até então só dançavam. O Organizador do CTG foi o Sr. Ronaldo Evangelista Diniz (Professor da Escola), que com auxílio do Sr. Nilson e Rui pesquisaram como organizar o CTG e descobriram que teriam que se filiar ao MTG, buscando daí informações como documentação necessária para atingir esse objetivo.

Então em 20 de julho de 1986, nesse local (Seival n.º 52) fundaram o CTG e o nome escolhido foi CTG RAÍZES DO SUL, sendo o primeiro Patrão o Sr. Ronaldo Evangelista Diniz.

 

 ENART

2002 - 3º LUGAR  DANÇAS

2001 -7º LUGAR  DANÇAS

2000 -7º LUGAR  DANÇAS

Destacamos também o saudoso Francisco Mattos, reconhecidíssimo na área artística e foi um dos autores do primeiro Livro de Danças Tradicionais do MTG.

 

11) CTG VAQUEANOS DA TRADIÇÃO

Fundado em 1º de janeiro de 1961 o primeiro Patrão foi o Sr.  Joaquim Siqueira Cruz .Ao ver meninos e meninas “pilchados” demonstrando amor à tradição, mobilizaram-se o casal Joaquim Siqueira Cruz e Joaquina Avila Cruz em sua residência a formar uma invernada (grupo de danças) mirim. Inicialmente batizado de CTG MIRIM, foi com o nome de CTG Vaqueanos da Tradição, que traduzindo quer dizer “Conhecedor das Tradições“, que em 1º de janeiro de 1961 surgiu mais uma entidade tradicionalista, cujo lema escolhido foi “pelas glorias do pago nos cultuamos as tradições gaúchas”, que persiste até o momento.

O CTG Vaqueanos da Tradição teve dois coordenadores regionais:

1995/1996 – Leônidas Saraiva  em cuja gestão iniciou o CONTREG idealizado por Raul Pereira Dias.

2015/2016 – José Arnildo Gomes de Mello

DESTAQUES

1962- Idealizou e realizou a 1ª Conferência sobre Problemas do Tradicionalismo – situação Atual e Perspectivas, ministrada pelo palestrante, poeta e sociólogo Hugo Ramires.

1964 - CTG Vaqueanos da Tradição foi convidado para se apresentar em sua residência na Av. Palmeira da leda Maria Vargas, que conquistou o título de Miss Universo.

1965 - No Salão de Atos da Universidade Federal do RGS — o CTG conquistou o título de Campeão de Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul

1966 - O CTG Vaqueanos foi convidado para participar das filmagens do filme Luta nos Pampas com Anselmo Duarte e Jorge Caram.

1974 - Em nossa sede, foi realizado o Primeiro Acampamento Farroupilha de Porto Alegre,

1975 - Desfile Farroupilha com o tema “O Negrinho do Pastoreio”,

1976 - Fundação da  Invernada Chirus Pealados (invernada de danças tradicionais de casais - foto), pioneira na modalidade

1985 - Em comemoração aos 150 Anos da Revolução Farroupilha, o CTG Vaqueanos serviu de acampamento para as festividades da comemoração e recebemos a visita de um bisneto do herói farroupilha Giuseppe Garibaldi.

1987 - O CTG Vaqueanos da Tradição foi convidado para apresentar-se no Uruguai, a convite da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, como representante do Brasil, na “10ª Semana Crioula do Uruguai”.

1993 - Em suas atividades como 1ª Prenda, já na fase adulta, a Srta. Andréia da Silva Rosa idealizou o 1º FESTIRIM, festival que agrega crianças na fase Mirim, entre 6 e 12 anos, evento reconhecido e aprovado pelo MTG/Primeira Região Tradicionalista, hoje consagrado evento Regional.

Primeira Cavalgada da Integração. Idealizador: Glóvis Granel Viana – Patrão do CTG Vaqueanos da Tradição. Comissão organizadora central: Glóvis Granel Viana; Leônidas Saraiva; Valdemar Alchieri.

1995 – CONTREG – Foi elaborado no âmbito do CTG Vaqueanos da Tradição o I CONTREG - Congresso Tradicionalista Regional – Idealizado por Cel. Raul Pereira Dias na Gestão do Coordenador Leônidas Saraiva.

PRENDAS E PEÕES ESTADUAIS:

Andréia Rosa da Silva 1ª Prenda Mirim do RS 1983/1984

 

12) - CTG TIARAYÚ

O CTG Tiarayú foi fundado no dia 20 de setembro de 1962. Idealizado por um grupo de cinco jovens, que tinham como objetivo preservar e divulgar a cultura gaúcha, em uma época onde a sociedade Rio-Grandense não via com bons olhos e entusiasmo o Movimento Tradicionalista. Mas eles não desistiram e encontraram um líder que os apoiou e incentivou. O Sr. João Zi Menna Barreto Neto, que foi então escolhido e assumiu como 1º Patrão desta entidade.

 

1972 – Campeão da Vacaria – Invernada adulta

Participações no FEGART E ENART:

1995 - X FEGART, Farroupilha/RS

3º  LUGAR DANÇAS

ENART:

2009 - Força A -2º LUGAR DANÇAS

2011 - Força A - 3º LUGAR DANÇAS

2013 - Força A - 4º LUGAR DANÇAS

2014 - Força A - 2º LUGAR DANÇAS

2015 - Força A - 2º LUGAR DANÇAS

2016 - Força A - 1º LUGAR DANÇAS

2016 Campeões do 1º Desafio Farroupilha

2017 - Força A - 2º LUGAR DANÇAS

2018 - Força A - 2º LUGAR DANÇAS

2019 - Força A - 1° LUGAR DANÇAS

2019 – ENART JUVENIL - 1º LUGAR DANÇAS

Ganhou ainda em 2019:1º lugar coreografia entrada, 1º lugar coreografia saída, Grupo mais popular e Troféu destaque.

 

PRENDAS E PEÕES ESTADUAIS:

Vera Lúcia Menna Barreto 2ª Prenda do RS 1979/1980

Luciane Bernardes Machado 2ª Prenda do RS 1989/1990

2019- 1º Piá RS Henrique Gehres Moraes

 

                                         __________________________________

                                            Paulo Roberto Rossal Guimarães

                                            whats: 99987-5880

BIBLIOGRAFIA:

- Site MTG

- Site 1ª RT

- Históricos das Entidades

- Informações Cesar Tomazzini

- Pesquisa Paulo Roberto Rossal GuimarãesV

Nenhum comentário:

Postar um comentário