Postagem em destaque

AGENDA DE EVENTOS CTGS DA 1ª RT

  Agenda colaborativa  simplificada baseada em informações, recebidas das entidades, qualquer informação( retificação, acréscimo)  deve ser...

sábado, 22 de agosto de 2020

Primeira bandeira da primeira Região Tradicionalista.

O sol que representa até hoje o pôr do sol sobre o Guaiba. Os sete raios representavam na época os sete municípios que a integravam.
Resultado de um concurso realizado no ano de 1984 e instituída no ano de 1985. Foram vencedores os trabalhos a seguir:
PRIMEIRO - dividido em 3 campos: 1º = sol com sete raios (representando o por do sol na capital e os municípios que integravam a região);
2º = moinhos de vento; 3º = ponte de pedra (representando colonização açoriana)
SEGUNDO – dividido em 3 campos: 1º = duas lanças cruzadas, uma com bandeira branca e outra com bandeira vermelha (representando a paz entre maragatos e chimangos) ; 2º = o seival (símbolo da grande façanha farroupilha); 3º = ponte de pedra (representando a colonização açoriana)
Autoria: João Luiz Behs e Francisco Emir Teixeira Ferreira
Após o resultado do concurso a coordenadoria consultou os autores da possibilidade de fundir os dois desenhos, pois os dois tinham símbolos muito representativos. O que foi aceito e deu origem à atual bandeira.
segundo um dos autores: A justificativa para o desenho no campo central. No primeiro desenho tinha o Moinhos de Vento, uma referência ao parque Moinhos de Ventos em Porto Alegre, local onde o 35CTG permaneceu mais tempo antes da sede definitiva. Pois Ali havia o hipódromo, que hj é no Cristal, quando precisou sair desta área que era central, o 35CTG usou os galpões por sete anos. Justificativa para o Barco Seival estar no brasão da primeira região: A grande façanha de atravessar por terra puxado a bois, se deu nos campos de Viamão.

Pesquisa : Cesar Tomazzini

Nenhum comentário:

Postar um comentário