Postagem em destaque

AGENDA DE EVENTOS CTGS DA 1ª RT

  Agenda colaborativa  simplificada baseada em informações, recebidas das entidades, qualquer informação( retificação, acréscimo)  deve ser...

domingo, 1 de março de 2015

Atividades da sub-coordenadoria Delta do Jacuí em fevereiro


Prendas e Peões realizam passeio pelos Pontos Turísticos de Guaíba
A 1ª Prenda Mirim da 1ª Região Tradicionalista Stefani Restone Tavares, realizou na cidade de Guaíba uma atividade prática intitulada da seguinte forma: “Preservando o passado e construindo o futuro”, onde a atividade foi de fazer um passeio pelos Pontos Turísticos de Guaíba, através da Jardineira. O ponto de partida foi na Estação Hidroviária de Guaíba e depois se percorreu alguns lugares como o Matadouro São Geraldo e Sítio Histórico. O evento foi prestigiado por diversos tradicionalistas oriundos de Porto Alegre, municípios vizinhos e Guaíba. 


A tradição gaúcha através da Arte das Mãos

Uma das grandes habilidades dos gaúchos mais campeiros e que vivem na lida de campo, é a arte de lidar com o couro. Dele é possível fazer belos trabalhos, como cordas para os arreios, relhos, bainhas para facas entre outros. E foi este o tema do encontro realizando no CTG Porteira da Tradição, na cidade de Eldorado do Sul, no dia 11 de fevereiro de 2015. Esta data é muito importante no tradicionalismo, marcada por ser a data do “Dia do Campeiro”.
A atividade que recebeu o nome de: “Mão Gaúcha: A arte dos Guasqueiros” e foi prestigiada por dezenas de jovens que escutaram, olharam e aprenderam a arte do ofício, foi realizada pelo Peão Farroupilha da 1ªRT, Renan Marques e Guris da 1ªRT, que convidaram para ministrar a oficina o Sr. Pedro Vieira da Silva, o “Tio Pedro” para os mais chegados. Natural de Santana de Livramento e com 72 anos de idade, o “Tio Pedro” já ministrou cursos pelo Sebrae e Senae, ensinando este ofício, que o mesmo já realiza por 60 anos. Parabéns aos campeiros do Rio Grande pelo seu dia!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário