Postagem em destaque

AGENDA DE EVENTOS CTGS DA 1ª RT

  Agenda colaborativa  simplificada baseada em informações, recebidas das entidades, qualquer informação( retificação, acréscimo)  deve ser...

terça-feira, 4 de agosto de 2015

XXV Tchê Encontro da Juventude Gaúcha


A proposta do XXV Tchêencontro da Juventude Gaúcha foi a de valorizar as modalidades do Enart cujo número de participantes é reduzido, tais como: gaita piano, de botão, viola, violino, assovio entre outras. Para tanto, o Departamento Jovem Central do MTG, sorteou tais modalidades entre as RTs participantes, onde as mesmas deveriam apresentar a história, pesquisa e execução de tais modalidades. A 1ª RT foi agraciada com a modalidade Gaita Piano, onde apresentamos através de teatro, uma singela homenagem a história deste instrumento em nosso estado, bem como, valorizamos alguns dos nomes importantes que fizeram sua trajetória artística com a companhia da gaita de botão. Em um primeiro momento contamos a história da chegada dos imigrantes italianos em nosso estado, e a influencia dos mesmos para o surgimento das fábricas de gaitas pela serra gaúcha. Após esta introdução, que foi encenada através da chegada dos italianos nas embarcações, apresentamos as características da gaita piano, que é chamada desta maneira em função de possuir um teclado semelhante ao do piano, tem por característica ainda, ser rusguenta e debochada. Em um segundo momento apresentamos os grandes nomes da música gaúcha que fizeram história utilizando este instrumento, como os Bertussi, Mery Terezinha, Gildinho e outros. E para encerrar, nossas prendas dançaram e cantaram, como maneira de homenagear este instrumento, a música de Shana Muller “Abre essa gaita”. Além da apresentação, entregamos uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada com auxílio das Prendas e Peões da 1ª RT, Depto Jovem da 1ª RT e Depto Cultural da 1ª RT.

Foram 2 dias de muito conhecimento, aprendizagem, trocas de experiências e principalmente, amizade! Todos levaram muito sério o tema anual do MTG: "Para cada competição, momento de confraternização", o que fez com que a juventude gaúcha conseguisse se unir e demonstrar ainda mais o sentimento que possuem por nossa cultura, usos e costumes! O Acampamento da Juventude, que se realizou no sábado pela noite e no domingo pela manhã, só reforçou todos estes objetivos, pois divididos em equipes com diferentes regiões, entidades e idades, a juventude pôde confraternizar com provas, atividades e brincadeiras que acima de tudo, valorizaram o divertimento e a alegria!

O nosso grupo estava sob responsabilidade da Sra. Sandra Rodrigues - coordenadora do Depto Jovem da 1ª RT, e as apresentações foram de Nathália Rodrigues - diretora depto jovem da 1ª RT e do Renan Marques - Vice-diretor do depto jovem da 1ª RT. Sendo que a apresentação, viagem e o acampamento contou com o engajamento dos demais integrantes do depto jovem da 1ª RT, das prendas e peões regionais, prendas e peões das entidades tradicionalistas da 1ª RT e demais jovens convidados.

Veja todas as fotos deste belo evento:

A proposta do XXV Tcheencontro da Juventude Gaúcha foi a de valorizar as modalidades do Enart cujo número de...

Posted by Primeira Região Tradicionalista on Terça, 4 de agosto de 2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário