Postagem em destaque

AGENDA DE EVENTOS CTGS DA 1ª RT

  Agenda colaborativa  simplificada baseada em informações, recebidas das entidades, qualquer informação( retificação, acréscimo)  deve ser...

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Final Campeonato de Tiro de Laço 1ª RT




Em Gravataí no Parque de Rodeios, o Departamento Campeiro da 1ª Região realizou no dia 16 a final do campeonato de tiro de laço, onde participaram 74 equipes de 5 homens, foram premiados 3 equipes na força “A”, 3 equipes na força “B” e 10 equipes na força “c”. As três primeiras classificadas de cada força disputaram o troféu do campeões no dia 13 de setembro no Parque da Harmonia durante os Festejos da Semana Farroupilha. A coordenação geral do campeonato foi do Diretor Campeiro Jair e do Capataz campeiro Pipo. Na secretaria trabalhou a Senhora Roberta.

Força A

1º- Alma Nativa
2º- CT Vargas
3º- Piquete da Cobra

Força B

1º - Piquete Tropeiros do Banhado
2º - DTG Lenço Colorado
3º -  Piquete Faca prateada

Força C

1º - Irmãos Silveira
2º - Piquete Jo„o Antunes
3º- Piquete Argeu Campos
4º- Cabanha La Cintini
5º- Estancia do Borba
6º - Querencia do Mate Amargo
7º - Souza e Lancheria
8º - Estancia do Gravata
9º - Estancia do Banhado
10º - Herdeiros da Tradição

Laço Prenda

1º - Tainara de Avila
2º - Tamiris Lima
3º - Gabriela da Costa

Laço Patrocinador

1º Edson
2º Elcio

Pia e Filho

1º - Dada, Diego Silva
2º- José Almeida e Mauricio Almeida

3º - Marcos Bitelo e Luiz Pedro


Fonte e Fotos: Macanudo Gaúcho http://www.macanudogaucho.com.br/noticias/final-do-campeonato-de-tiro-de-laco-1a-rt/

Veja todas as fotos aqui:


Em Gravataí no Parque de Rodeios, o Departamento Campeiro da 1ª Região realizou no dia 16 a final do campeonato de tiro...
Posted by Primeira Região Tradicionalista on Segunda, 24 de agosto de 2015

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Concurso Prenda e Peão Farroupilha - Acampamento 2015


XVI CONCURSO PRENDA FARROUPILHA E VI CONCURSO PEÃO FARROUPILHA DO ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2015

* Inscrições de 19/08 à 28/08 por e-mail:  vera.lucia.mb@hotmail.com ou     veraotton@gmail.com

* Ficha de Inscrição e informações Clique aqui para baixar

* Concurso: Dia 30/08/2015 (Domingo)

16:00h Entrega da documentação e montagem da Mostra

17:00h Início das provas

Local: Sede da 1ª RT (Rua Landel de Moura, 430- Tristeza)


* Idade: Entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias

* Ser Representante de uma entidade Filiada à 1ª RT de Porto Alegre ou estar acampado no Acampamento 2015 de Porto Alegre.

* Documentação: Cartão Tradicionalista (Entidades) e Cópia do Alvará 2014 (Piquetes)

Obs: Conforme regulamento, cada entidade poderá inscrever até dois representantes por categoria.

Inscr. informações: vera.lucia.mb@hotmail.com (51) 9686-4166
                                   veraotton@gmail.com  (51) 9968-7188

Organização: Departamento Cultural e Departamento Jovem
Apoio: Coordenadora da 1ª RT

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Distribuição da Chama Crioula- Chuí - RS



A 1ª RT esteve presente com 120 tradicionalistas na Distribuição da Chama Crioula no Chuí, sendo possivelmente a maior delegação presente no evento.  Momentos que ficarão marcados na trajetória tradicionalista de todos, pois foi a primeira chama crioula internacional, acesa em Colônia de Sacramento no Uruguai, e trazida de lá por 20 cavaleiros, dentre eles estava a nossa Coordenadora de Cavalgadas Sandra Abech e Solon Silva.

Em um discurso de agradecimento pela presença de todos, Solon frisou que Sandra foi uma entre os 6 cavaleiros que não deixaram de cavalgar por um só dia, percorrendo a cavalo todos os dias até a chegada no Chuí. Também destacou a grande importância de nosso padrinho na cidade Daniel Carnales, que não mediu esforços para a recepção aos cavaleiros, e também para as acomodações dos tradicionalistas da RT que chegaram a região na manhã de sábado. Em agradecimento nosso coordenador Arnildo de Mello o presenteou, em nome da região, com uma linda faca, para que Daniel sempre fique com a lembrança de nossa gratidão pelo carinho que recebeu a todos nós.



A distribuição da Chama Crioula aconteceu em uma praça, onde milhares de tradicionalistas reverenciaram a passagem de centenas de cavaleiros, vindos de diversas regiões do estado, inclusive com uma delegação de Joinville – SC. A 1ª RT estava representada pelos Sentinelas da Chama, e também estavam presentes os Cavaleiros da UTV (Viamão), e os Guardiões da Chama Crioula (Guaíba).

Inicia-se agora o trajeto até cada região. Os Sentinelas da Chama farão o caminho por Rio Grande, São José do Norte, Mostardas até a sede da 1ª RT. E deixamos os votos de que o patrão velho abençoe cavaleiros e suas montarias, e que levem aos confins do Rio Grande, nossa história e um símbolo do nosso estado, a Chama Crioula.

Para ver o album completo de fotos clique abaixo:

A 1ª RT esteve presente com 120 tradicionalistas na Distribuição da Chama Crioula no Chuí, sendo possivelmente a maior...

Posted by Primeira Região Tradicionalista on Domingo, 16 de agosto de 2015


terça-feira, 4 de agosto de 2015

XXV Tchê Encontro da Juventude Gaúcha


A proposta do XXV Tchêencontro da Juventude Gaúcha foi a de valorizar as modalidades do Enart cujo número de participantes é reduzido, tais como: gaita piano, de botão, viola, violino, assovio entre outras. Para tanto, o Departamento Jovem Central do MTG, sorteou tais modalidades entre as RTs participantes, onde as mesmas deveriam apresentar a história, pesquisa e execução de tais modalidades. A 1ª RT foi agraciada com a modalidade Gaita Piano, onde apresentamos através de teatro, uma singela homenagem a história deste instrumento em nosso estado, bem como, valorizamos alguns dos nomes importantes que fizeram sua trajetória artística com a companhia da gaita de botão. Em um primeiro momento contamos a história da chegada dos imigrantes italianos em nosso estado, e a influencia dos mesmos para o surgimento das fábricas de gaitas pela serra gaúcha. Após esta introdução, que foi encenada através da chegada dos italianos nas embarcações, apresentamos as características da gaita piano, que é chamada desta maneira em função de possuir um teclado semelhante ao do piano, tem por característica ainda, ser rusguenta e debochada. Em um segundo momento apresentamos os grandes nomes da música gaúcha que fizeram história utilizando este instrumento, como os Bertussi, Mery Terezinha, Gildinho e outros. E para encerrar, nossas prendas dançaram e cantaram, como maneira de homenagear este instrumento, a música de Shana Muller “Abre essa gaita”. Além da apresentação, entregamos uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada com auxílio das Prendas e Peões da 1ª RT, Depto Jovem da 1ª RT e Depto Cultural da 1ª RT.

Foram 2 dias de muito conhecimento, aprendizagem, trocas de experiências e principalmente, amizade! Todos levaram muito sério o tema anual do MTG: "Para cada competição, momento de confraternização", o que fez com que a juventude gaúcha conseguisse se unir e demonstrar ainda mais o sentimento que possuem por nossa cultura, usos e costumes! O Acampamento da Juventude, que se realizou no sábado pela noite e no domingo pela manhã, só reforçou todos estes objetivos, pois divididos em equipes com diferentes regiões, entidades e idades, a juventude pôde confraternizar com provas, atividades e brincadeiras que acima de tudo, valorizaram o divertimento e a alegria!

O nosso grupo estava sob responsabilidade da Sra. Sandra Rodrigues - coordenadora do Depto Jovem da 1ª RT, e as apresentações foram de Nathália Rodrigues - diretora depto jovem da 1ª RT e do Renan Marques - Vice-diretor do depto jovem da 1ª RT. Sendo que a apresentação, viagem e o acampamento contou com o engajamento dos demais integrantes do depto jovem da 1ª RT, das prendas e peões regionais, prendas e peões das entidades tradicionalistas da 1ª RT e demais jovens convidados.

Veja todas as fotos deste belo evento:

A proposta do XXV Tcheencontro da Juventude Gaúcha foi a de valorizar as modalidades do Enart cujo número de...

Posted by Primeira Região Tradicionalista on Terça, 4 de agosto de 2015